26 de novembro de 2021

ANS abre cadastro dos hospitais ao Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar

Os hospitais participantes enviarão informações por meio do SIHOSP.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inicia cadastramento de hospitais interessados em participar do Programa de Monitoramento da Qualidade. Todos os hospitais que atuam na saúde suplementar estão convidados a preencher o formulário de pré-inscrição para participar do programa.

Acesse o formulárioO Programa visa incentivar a melhoria da qualidade dos serviços por meio de indicadores que possibilitem o monitoramento e avaliação do desempenho e qualidade assistencial dos prestadores de serviços hospitalares.

A gerente de Estímulo e Inovação à Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, explica que o formulário de pré-inscrição está aberto a todos os hospitais, no entanto, por questões operacionais, o ingresso no programa será gradual. “Na primeira fase do programa vamos selecionar os hospitais gerais com ou sem Unidade de terapia intensiva, que tenham acreditação ou certificação válidas, posteriormente, em uma próxima fase, o programa será ampliado para os demais hospitais”, comentou Ana.

A importância da Acreditação/Certificação é garantir que os hospitais participantes já tenham um nível de organização de seus processos, bem como de estrutura de TI, que possibilite a coleta e o envio de dados bem estruturados e confiáveis.

Sobre o programa ​
Em janeiro de 2022, a ANS iniciará a coleta mensal de indicadores de qualidade hospitalar através do Sistema de Indicadores Hospitalares (SIHOSP). Os hospitais participantes do Programa informarão os dados do painel geral de indicadores mensalmente e a ANS fará as análises dos resultados preliminares semestralmente. A divulgação será anual, conforme a metodologia de comparabilidade criada pelo Consórcio Nacional de Indicadores Hospitalares. Apenas no primeiro ano, está prevista a divulgação dos resultados preliminares após seis meses, em junho de 2022.

Confira o cronograma:

Atividade
Previsão de execução
Recepção dos dados dos hospitais para cadastro
Novembro/2021
Cadastramento dos Hospitais, pela ANS, no SIHOSP
Novembro de 2021 e Dezembro 2021
Reunião com os hospitais participantes
Primeira quinzena de dezembro de 2021
Oficina Operacional de treinamento do uso do SIHOSP com todos os hospitais participantes
Primeira quinzena de dezembro de 2021
Início da coleta dos dados dos indicadores através do SIHOSP
Janeiro de 2022
Primeira divulgação dos resultados dos indicadores gerais
Junho de 2022

 

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar

 

Equipe A4Quality

Equipe A4Quality

Publicado pela Equipe de Comunicação da A4Quality

Veja todas as publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *